Este artigo tem como objetivo descrever a lógica de utilização e prioridade do campo cClassTrib
(Código de Classificação Tributária) referente ao IBS e CBS, em conformidade com a Lei Complementar nº 214/2025, que rege a Reforma Tributária Brasileira.
Há um artigo explicando de forma detalhada esse novo código: clique aqui para acessar
Entidades Envolvidas
Cadastro de NCM
Cadastro de Produto
Cadastro de CFOP
Cadastro cClassTrib
O cClassTrib
é um código de classificação tributária atribuído a operações de prestação de serviços ou circulação de mercadorias, utilizado para definir o tratamento tributário sob o novo regime de IBS/CBS.
Seu cadastro dentro do AGE esta disponivel a partir da versão 45796 e esta localizado no menu Fiscal ->Código de Classificação Tributária - IBS/CBS
Essa tabela já foi pré-preenchida com os dados disponibilizados pela SEFAZ em 19/05/2025.
Lógica de Prioridade
A lógica implementada no ERP para definição do cClassTrib
em uma operação é:
CFOP:
Se o CFOP da operação possuir um
cClassTrib
informado, ele sobrepõe qualquer outro valor.Esse comportamento se destina a exceções operacionais (ex: transferências entre estabelecimentos do mesmo contribuinte), ou seja, na maioria dos casos, o cadastro de CFOP não deve definir o Código de Classificação Tributária do IBS e CBS
Produto:
Se o CFOP não possuir
cClassTrib
, utiliza-se o valor informado no cadastro do Produto.O Produto sempre deverá ter seu código de Classificação Padrão, já analisando inclusive possíveis beneficios fiscais.
NCM:
O cadastro de NCM possui um campo de
cClassTrib
apenas para sugestão automática no momento do cadastro de produtos. Ao selecionar um NCM, o sistema já vai carregar junto qual deveria ser o código de classificação Tributária do IBS e CBS naquele produto, mas o usuário pode realizar a sua edição naquele cadastro.Não é considerado na regra de leitura do campo para emissão de nf-e e cálculo dos tributos.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo