A Ordem de Produção é utilizada para planejar e acompanhar os processos de fabricação de determinado produto, facilitando as movimentações de estoque, a programação da produção e a apuração dos custos envolvidos no processo.
Cadastros Auxiliares Necessários:
- Empresas
- Produtos
- Estrutura de Produto
- Local de Estoque
Criando Ordem de Produção
As primeiras informações da Ordem de Produção dizem respeito ao uso e previsão. Será necessário definir qual será a finalidade do produto a ser produzido (Armazenagem, Comercialização ou Consumo), bem como informar qual sua previsão de inicio e previsão de término.
Após definir as previsões, é necessário informar qual produto será produzido e caso o cadastro desse produto defina que ele exige lote, será necessário informar um lote para essa OP.
Duas informações de local de estoque são importantes nesse momento: Em qual local de estoque o sistema deve dar entrada do produto após o apontamento de produção e de qual local de estoque serão feitas as requisições de material.
Por fim, é necessário informar a quantidade planejada de produção. Essa informação esta vinculada ao campo capacidade de produção defina no cadastro de produto. O sistema não permitirá planejar uma quantidade maior que a capacidade determinada, somente abaixo.
Uma vez preenchidas essas informações, basta clicar no botão Explodir Estrutura para que o sistema preencha as grades de insumos e recursos necessários, baseado no cadastro de estrutura desse produto. O sistema calculará as quantidades necessárias multiplicando a quantidade planejada de produção pela quantidade de cada insumo e recurso definido na estrutura.
Não é possível excluir um insumo ou recurso que veio diretamente da estrutura, mas é possível zerar a necessidade desse item e adicionar outro insumo ou recurso em seu lugar. Todos os novos itens adicionados, serão classificados como similar, deixando marcado que essa foi uma escolha do usuário e não fazia parte da estrutura original do produto, o que servirá para análises futuras.
Após preencher os dados necessários e clicar no botão gravar, o sistema gerará um número de ordem de produção e ela ficará com o status "em carteira". A ordem de produção poderá ter três status: Em carteira, iniciada e encerrada.
Somente no status Iniciada é possível realizar requisições de material e apontamentos para essa ordem de produção.
Imprimindo Ordem de Produção
Após gravar a Ordem de Produção, é possível imprimi-la, clicando no botão imprimir no menu lateral esquerdo.
Iniciando a Ordem de Produção
Para iniciar uma ordem de produção, o usuário deve clicar no botão iniciar no menu lateral esquerdo, informando a data e hora de início.
Após definir o inicio, será possível realizar requisições de materiais e apontamento de produção para essa OP.
Encerrando a Ordem de Produção
Após todas as requisições e devoluções de materiais, bem como realização de todos os apontamentos e conferencia dos dados, é hora de encerrar a Ordem de Produção.
Ao realizar esse processo o sistema calculará o custo unitário do produto produzido, dividindo o total de custo realizado pelo total de unidades produzidas (incluindo o que foi refugado) e atualizará esse custo nas tabelas de estoque caso tenha sido informado um lote para a produção. Além disso, uma vez encerrada, nenhuma alteração será possível, essa é uma operação irreversível.
Para efetuar o encerramento, o usuário deve criar no botão Encerrar no menu lateral esquerdo, informando a data e hora do encerramento, essa data deverá ser maior que a data de inicio da Ordem de Produção.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo