O Cadastro de produto é o ponto de partida para diversas operações no sistema. Ele mantém um cadastro padronizado e com informações importantes para diversas áreas, com o intuito de evitar erros futuros.
Cadastros Auxiliares necessários:
- Família de Produtos
- Linha de Produtos
- NCM
- Local de Estoque
- Plano de Custo
A primeira parte do cadastro diz respeito ao produto em si, com informações de Nome, marca, fabricante, grupo e Descrição.
O campo Descrição pode ser composto automaticamente ou não, esse é uma opção no cadastro de parâmetros do sistema. Caso esteja configurado para compor automaticamente, o sistema acrescentará as informações de Marca, Conteúdo da unidade, embalagem e unidade de medida a descrição, criando um padrão de nomenclatura.
Ainda existem os campos de Família e Linha que são informações de agrupamento, com finalidade estatística nas telas de gestões e campos de regras de utilização:
-Exige Lote: Caso essa opção esteja marcada, nenhuma movimentação de estoque ocorrerá sem que o lote do produto seja informado.
-Exige Inspeção: Essa opção determina que ao efetuar o registro de mercadoria na entrada da nota fiscal, o produto ficará aguardando uma inspeção de qualidade antes de dar entrada no estoque.
-Liberado para Compra, Venda, Fiscal: Essas opções determinam se esse produto pode ser inserido em Pedidos de Compra, Pedidos de Venda e Pedidos Fiscais
A segunda parte do cadastro trata algumas informações tributárias importantes para cálculos dos tributos tanto nos pedidos de entrada, quanto de saída e também para envio dessas informações no momento da emissão da NF-e
Na parte seguinte, estão informações relacionadas a movimentação de estoque desse produto.
As informações de lead time de entrada e de saída são informativas, elas serão utilizadas para avisar o usuário que os prazos de entrega que ele esta informando não são compatíveis com os lead times padrão, mas o sistema deixará continuar a transação.
Já as informações de Lote Mínimo e Lote Múltiplo, são restritivas, o sistema não permitirá movimentações fora dessas regras. O Lote mínimo determina a quantidade mínima que um produto pode ser comprado ou vendido e o lote múltiplo determina "de quantas em quantas" unidades ele pode ser vendido. Exemplo, esse produto tem que ser comprado com pelo menos 36 unidades e ele é múltiplo de 12, dessa forma, não será possível comprar 40 unidades, será necessário comprar 48 unidades.
Com relação aos locais de estoque padrão, eles facilitam as digitações de pedidos, uma que vez que ao selecionar esse produto, o sistema já carrega o local padrão de onde ele deve entrar e o local padrão de onde ele deve sair. O usuário poderá alterar esses locais individualmente em cada pedido.
O % de variação é aplicado somente a entrada e determina o limite de variação que o sistema deve aceitar no registro de entrada. Dessa forma produtos que sofrem variações conhecidas como aço por exemplo, podem ter % definidos e no momento de registro de entrada o usuário que esta recebendo a mercadoria poderá efetuar o registro sem acionar o comprador.
Na parte final do cadastro, estão dados comerciais.
As comissões são dados que possuem três regras no sistema e uma sobrepõe e a outra:
1º Cadastro de Cliente: O sistema validará se o cliente que esta efetuando a compra possui uma regra fixa de comissão para todos os produtos;
2º Tabela de Preço: Caso seja utilizada uma tabela de preço especifica e essa tabela possua regras de comissão e de desconto limite, o sistema utilizará esses dados;
3º Cadastro de produto: Se não houver nenhuma das regras acima, o sistema utilizará os dados do cadastro de produto.
O Campo Preço de Custo, em um cadastro inicial deve ser informado manualmente, no entanto, ele pode sofrer as seguintes modificações:
-Estrutura de Produto: Ao cadastrar a estrutura de um produto, o seu preço de custo passa a ser a soma do custo de todos os insumos e recursos presentes nessa estrutura
-Último preço de compra: Nas configurações de operação eventos, é possível determinar que o preço de custo de um produto deve ser atualizado sempre pelo último preço de compra. Dessa forma, ao efetuar o registro de entrada de uma nota fiscal, o sistema atualizará o custo do produto
-Gestão: Na tela de gestão de estoque, é possível rodar as rotinas de atualização de custo baseado em critérios definidos
A informação de coeficiente de redução de comissão esta diretamente relacionada com a informação desconto limite. Esse coeficiente define quanto deve ser reduzido da comissão do vendedor cada vez que ele ultrapassar o limite estabelecido pela empresa. Por exemplo, um produto possui uma comissão de 5%, um desconto limite de 15% e um coeficiente de redução de 0,1%, isso quer dizer que até 15% de desconto no produto, o vendedor esta dentro das regras estabelecidas pela empresa, no entanto, para cada 1% de desconto extra que ele decidir aplicar, será reduzido 0,1% da comissão dele, dessa forma o limite de desconto possível será até a comissão do vendedor ser zerada.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo