Uma vez iniciada uma Ordem de Produção, é possível realizar a requisição de material do estoque para essa OP.
A tela de Requisição de material possui dois processos: Requisição de Material e Devolução de Material.
No processo de requisição de material, o sistema fará a saída dos insumos do estoque e alocará essa quantidade e esse custo na Ordem de Produção selecionada.
Já no processo de devolução de material, ocorre justamente o inverso, caso a quantidade requisitada ultrapasse o necessário para realizar a produção, ou seja, ao final do produção sobrou insumo e essa sobra pode ser devolvida ao estoque, o usuário pode fazer essa devolução, respeitando a quantidade que foi requisitada. Essa etapa vai dar entrada no estoque, retirando assim a quantidade e o custo desses insumos da Ordem de Produção.
Requisição de Material
Para realizar a requisição de material, o usuário deverá informar a data da requisição e baseado nessa informação, o sistema mostrará todas as Ordens de Produção que foram iniciadas com data maior ou igual a informada e que ainda não foram encerradas. Isso garante que não seja feita uma requisição com data inferior ao inicio da OP.
Após selecionar uma Ordem de produção, o sistema mostrará qual produto esta sendo produzido, de qual local de estoque será feita a baixa e também carregará todos insumos necessários. Após isso o usuário deve informar qual lote e quantidade requisitará nesse momento. As requisições não precisam ser integrais, podem existir inúmeras requisições parciais para mesma OP.
O campo quantidade será o saldo entre a necessidade definida na OP menos o total de todas as requisições já realizadas, ou seja, se na Ordem de produção foi definido que a necessidade de um insumo é de 250 unidades e já foram requisitadas 150 unidades, a próxima vez que o usuário for realizar uma requisição de material, o sistema já trará o campo quantidade preenchido com 100 unidades.
Apesar do sistema realizar esse calculo de saldo, ele não vai bloquear o usuário de requisitar uma quantidade maior que a prevista (desde que haja saldo nesse local de estoque), então mesmo que o sistema traga uma quantidade zero, o usuário pode requisitar esse insumo. Essas quantidades requisitadas serão apresentadas tanto na tela de Ordem de Produção, quanto na tela de Gestão de Produção, para que os responsáveis analisem os desvios entre o previsto e o realizado.
Devolução de Material
No cabeçalho da tela de Requisição de material existe a opção de pesquisa, onde o usuário poderá selecionar a opção "Devolução de Material". Ao selecionar essa opção e escolher uma Ordem de Produção, o sistema carregará todos os insumos que já foram requisitados e qual a quantidade já requisitada.
Nesse momento, o usuário deve informar qual lote e quantidade deseja devolver ao estoque.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo